Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Cartão de crédito, comprar no presente e pagar no futuro

O cartão de crédito é uma maravilha do mundo moderno, contudo é necessário ter atenção para tirar partido das suas vantagens, pois se numa utilização estratégica pode ser compensador, uma utilização pouco informada e inconsciente pode acarretar uma desvantagem financeira para os utilizadores. Assim e para que a utilização do cartão de crédito seja sempre benéfica nunca deverá ser utilizado o seu crédito susceptível de juro.

O que é um cartão de crédito

O cartão de crédito é uma forma de pagamento electrónico, sendo construído em plástico. As suas características são standart, logo: o nome do portador, número do cartão e data de validade na frente, no verso do cartão de crédito podemos encontrar: um campo para assinatura do cliente o número de segurança (CVV2) com 4 dígitos e a banda magnética são tudo o que podemos encontrar num cartão de crédito. O seu tamanho é padronizado, tal como os cartões de débito, vulgo cartão multibanco.

História do cartão de crédito

O cartão de crédito nasceu por volta da década de 20, nos Estados Unidos da América. Na primeira fase da vida do que podemos considerar cartão de crédito, de uso exclusivo para clientes fiéis e de completa confiança para os comerciantes, estes eram feitos de cartão ou papel no género/formato de uma lista onde os comerciantes inscreviam os valores das compras que davam crédito, seria como “fiar” as compras e apontar no cartão e no livro de registo de operações.

O cartão começou a ganhar milhares de adeptos e a ser aceite por vários estabelecimentos, o que originou a necessidade de standartizar o mesmo, com a introdução do plástico no seu fabrico.

Vantagens de utilizar um cartão de crédito

Uma das grandes vantagens dos cartões de crédito é sem dúvida a sua universalidade, já que é um meio de pagamento universal, pode ser utilizado em qualquer parte do mundo na generalidade dos casos. Uma outra vantagem é a sua flexibilidade, para ajudar a fazer a gestão do seu orçamento familiar, através da vantagem financeira associada, o crédito gratuito entre o momento da compra e do pagamento.

Existem já variadíssimos cartões de crédito com anuidade gratuita, logo usufrui das vantagens de pagar com diferimento as suas compras a custo zero, de salientar que cartões que têm um custo anual elevado trazem consigo acoplados vantagens em forma de seguros de vida, viagem ou outros e taxas de juro preferenciais, sejam mesmo a ser menos de metade comparativamente aos cartões de crédito sem anuidade.

Existem programas de fidelização que mediante, pontos ou milhas, podem ser trocados por produts ou serviços em estabelecimentos associados, e porque não terminar com a grande vantagem de alguns cartões de crédito? O “cash-back”, onde parte (uma pequena percentagem) do valor das compras é devolvido sobre a forma de cheque.

Um cartão de crédito é bom, dois é demais.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue bancario.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.