Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Formas de movimentação de contas bancárias

O cliente bancário tem várias soluções para realizar operações na sua conta. Existe um conjunto alargado de meios para poder dispor do seu dinheiro (fundos), obter financiamento ou efectuar operações financeiras. O cliente bancário tem assim várias formas de dar instruções ou efectuar operações na conta bancária.

Balcão

A forma mais tradicional de se relacionar com o banco, permite efectuar todos os tipos de operações na conta bancária. A forma mais personalizada e onde é possivel receber aconselhamento financeiro individual. Tendo alguns produtos e serviços que apenas estão disponíveis no balcão, por exemplo crédito habitação.

ATS (Automated Teller Stations)

Máquinas exclusivas para clientes. As ATS existem em algumas instituições e visam previligiar os seus clientes ou utilização personalizada de alguns serviços. Por exemplo temos a Chave24 do Montepio ou a Máquina que actualiza as cadernetas da Caixa Geral de Depósitos. Existem também nesta categoria as ATMs que funcionam apenas com o cartão de débito ou crédito do respectivo banco.

ATM (Automated Teller Machine)

Máquina de pagamentos automática , vulgarmente denominada de Multibanco. Um dos meios que veio revolucionar o sector bancário e a relação dos clientes com as instituições de crédito. Permite realizar diversas operações como: fazer depósitos, levantamentos, consultas de movimentos e extratos, transferências e pagamento de serviços. Permite utilização universal de cartões de dépito e crédito.

Telefone

O telefone pode ser utilizado nas 2 vias de comunicação, seja através dos contact centers ou directamente com o balcão, dando instruções ao gestor de conta. Por vezes é necessário fazer confirmação das ordens por escrito, dependendo da operação e dos montantes envolvidos.

Cheque

O Cheque é um instrumento de pagamento dada pelo titular da conta ao banco para que este pague uma determinada quantia a um beneficiário. Os cheques avulsos são uma forma de levantar dinheiro no balcão.

Débito directo

A comodidade dos pagamentos programados é uma das seus principais vantagens. Programação e autorização de débitos na conta que podem ser canceladas a qualquer altura, através de uma pequena instrução. Uma forma muito prática de fazer os pagamentos das despesas correntes de baixo valor.

Por email

Permite efectuar alguns movimentos na conta, através do gestor de conta. Por exemplo: movimentação de fundos entre contas do mesmo titular.

Correio

Permite enviar autorizações e ou dar instruções em operações com contas de títulos, por exemplo  o interesse em aderir a um aumento de capital. Na banca online é comum utilizar o correio para envio de documentação, nomeadamente a abertura de conta.

Internet e telemóvel

São os novos meios de comunicação com o banco, através de programas informáticos, permite o acesso directo à conta, podendo realizar diversas operações: transferências, subscrição de produtos, compra e venda de activos financeiros, constituir e desmobilizar depósitos a prazo, etc.

Estas são as formas de ter acesso às contas bancárias. Cada vez existem mais formas dos clientes se relacionarem com os bancos e assim poderem usufruir dos seus serviços e ou utilizar os seus fundos da forma que lhe for mais conveniente.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue bancario.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.