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Internet Banking (e-banking)

cofre-dinheiroA tecnologia conhece avanços diariamente e ao longo dos últimos anos muitas foram as inovações que nos chegaram por essa via. É certo que nem todas assumem relevância de iguais proporções mas existem algumas que se destacam por tudo aquilo que representam e acrescentaram (ou melhoraram) face aos seus predecessores.

No domínio da banca, a inovação procura superar as tendências de mercado e permanecer um passo à frente com vista a antecipar as necessidades e desejos dos clientes. Foi precisamente deste espírito de constante aposta no desenvolvimento que nasceu o Internet Banking (também denominado por e-banking ou netBanking), um dos mais revolucionários progressos das últimas décadas no sector, e cuja implementação veio alterar profundamente a tradicional relação entre prestador e receptor de serviços bancários.

O que é o Internet Banking (e-banking)

A compreensão do que representa o Internet Banking passa naturalmente por entender como funciona em concreto, não ao detalhe, mas na sua generalidade. Nesse sentido, iniciamos a entrada neste aspecto particular da banca online através da história do e-banking, sublinhando questões essenciais relativas ao percurso que o conduziu até aos dias de hoje.

A origem do netBanking remonta aos anos 80 do século passado, altura em que se registava a tentativa das entidades do sector bancário oferecerem aos seus clientes serviços processados com a ajuda de meios electrónicos. Contudo, apenas em Outubro de 1994 surgiu o primeiro esboço do que actualmente se designa por Internet Banking, num inovador movimento do norte-americano Stanford Federal Credit Union, instituição financeira californiana que tirou partido da expansão das telecomunicações em rede e da World Wide Web para quebrar as barreiras da distância e possibilitar a alternativa de realizar online diversas operações, cerca de 13 meses após o encetar do período de testes ao seu sistema de transacções virtuais.

O conceito de e-banking alargou-se desde então a qualquer actividade bancária efectuada com recurso a meios tecnológicos de informação, aplicando-se tanto a nível interno como externo às organizações. Enquanto dentro das empresas tem essencialmente funções estruturais, junto dos clientes é uma espécie de banco de acesso instantâneo a qualquer momento e em qualquer local, sendo mesmo já considerado por muitos dos seus utilizadores como insubstituível e indispensável.

netBanking

Na prática, o netBanking funciona como um banco online através do qual se podem efectuar a quase totalidade das operações disponíveis nos balcões físicos. A plataforma que proporciona suporte a essas actividades é habitualmente criada atendendo às especificidades da instituição, podendo assim variar consoante a entidade que a fornece, tipo de conta, produtos ou serviços detidos por cada cliente.

Operações disponíveis no Internet Banking (e-banking)

Dado que geralmente as plataformas de netBanking são próprias de cada entidade, é provável que nem sempre todas as acções abaixo enumeradas estejam à sua disposição, podendo oscilar de acordo com a instituição em causa, cliente, tipo de conta, produtos e serviços activos. Por isso, aconselhamos a visita ao site oficial da sua entidade bancária para que saiba exactamente as operações que poderá realizar pelo nível de e-banking que lhe é oferecido.

Habitualmente o Internet Banking permite-lhe:

  • Fazer gestão de conta, crédito e cartão de crédito
  • Consultar saldo e movimentos
  • Consultar NIB, IBAN, BIC e SWIFT
  • Consultar estado de poupanças, investimentos e seguros
  • Adquirir activos, produtos e serviços de consumo e investimento
  • Fazer transferências nacionais e internacionais
  • Permitir/autorizar débito directo em conta
  • Agendar transferências e pagamentos
  • Fazer pagamentos de serviços e compras
  • Pedir envio de cheques e cadernetas
  • Solicitar cartões de crédito e débito
  • Requerer segunda via de cartões de crédito e débito
  • Efectuar simulação de créditos e seguros

É comodidade para os clientes que dispõem de diversas formas de movimentação e gestão de contas bancárias sem terem de se deslocar. Tudo isto para que não tenha que se deslocar ao balcão de uma instituição bancária.

Vantagens do Internet Banking (e-banking)

À semelhança de tudo na vida, os novos serviços bancários online possuem os seus benefícios e malefícios, embora os primeiros sejam amplamente maiores do que os segundos. Contudo, a melhor forma de chegar a uma conclusão é logicamente conhecer ambas as partes e compará-las por si próprio. Assim, exploramos no corrente artigo o lado positivo do Internet Banking, fornecendo os elementos necessários para que analise a sua utilidade ao colocar lado a lado as vantagens e desvantagens do e-banking para os clientes.

Economia e simplicidade

Desenvolver e manter uma estrutura online requer substancialmente menos investimento e fundos do que estabelecer e conservar uma rede de balcões físicos de iguais dimensões. Pode-se argumentar que não será a mesma coisa, o que é um facto, mas também se pode contrapor com a evidência de que os representantes das entidades permanecem disponíveis nas filiais da instituição e na sua rede de parceiros, aos quais poderá recorrer se assim o entender. A única mudança consiste na dispensa da obrigatoriedade de o cliente ter de se deslocar àqueles locais para efectuar a maioria das operações, uma vez que tem oportunidade de realizar as mesmas onde desejar, bastando que para isso tenha acesso à internet.

Flexibilidade e comodidade

É possível utilizar o e-banking em qualquer parte do mundo com o mínimo de esforço e sem a interferência de feriados ou sequer fins-de-semana. Possuindo um acesso à internet tem à sua disposição um banco online que permanece aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano. Haverá casos em que as operações não se concretizam materialmente na altura em que as efectua, por exemplo, ao sábado ou domingo, mas isso não o impede de as realizar. A tarefa fica agendada na plataforma netBanking e o seu processamento ocorre no dia útil seguinte, não precisando de sair do conforto da sua casa para executar uma transacção.

Rapidez e eficiência

Livre de filas, complicações e imediato. Assim é o Internet Banking. Em poucos minutos e com toda a segurança conseguirá levar a cabo uma série de operações com a garantia de total sigilo e profissionalismo, tal como sucederia nos tradicionais balcões físicos, porém, com algo de enorme valor acrescentado: rapidez e eficácia. Não quer isto dizer que estas características estão ausentes nas filiais e parceiros que representam as entidades mas é inegável que através do e-banking a celeridade e eficácia ganham novos contornos.

Satisfação do cliente

Hoje em dia – mais do que nunca – tempo é dinheiro e por isso mesmo diversos têm sido os avanços no sentido de encurtar distâncias espaciais e temporais. A internet veio contribuir em muito ao nível de variadas actividades e actualmente poucas serão as pessoas que pensariam viver sem este excepcional progresso no campo das tecnologias de informação. Uma das suas inovações é permitir que remotamente se aceda a uma quantidade inédita de serviços, entre os quais se inclui o netBanking, cujas particularidades modificaram a convencional relação das instituições bancárias e financeiras com os respectivos clientes, contribuindo dessa maneira para aperfeiçoar significativamente essa interacção e aumentar a satisfação global do cliente, objectivo fundamental a ter em conta para o sucesso de qualquer negócio.

Referidas que estão as principais vantagens do e-banking, fará todo o sentido realçar algumas das acções que terá ocasião de efectuar graças à sua existência, pelo que passamos a enumerar as mais frequentemente facultadas. Salientamos, no entanto, a importância de se informar extensivamente acerca dos métodos de segurança adequados para evitar que seja vítima de fraude. Aconselhamos, portanto, a leitura atenta das desvantagens pois os benefícios de usufruir deste serviço estão invariavelmente ligados ao seu correcto uso.

Desvantagens do Internet Banking (e-banking)

Entrar num mundo caracterizado pela inigualável abertura, a internet, deverá ser um passo a realizar com o devido saber de noções elementares para que se usufrua efectivamente da auto-estrada do conhecimento de forma segura. E se a simples navegação ou utilização quotidiana implica apenas seguir um conjunto simples de cuidados, questões (mais) sensíveis exigem que as precauções sejam ainda maiores, âmbito em que se inclui o netBanking.

Atendendo às especificidades do e-banking, e dado já termos explorado os seus benefícios no artigo a estes consignado, apresentamos agora a outra face do tema, as desvantagens que este serviço de banca online poderá ter quando não utilizado de forma correcta e descurada a segurança necessária.

Restrições de acesso em determinadas circunstâncias

Consoante o país em que se encontra poderá enfrentar dificuldades ao tentar aceder ou realizar operações nas plataformas netBanking, pois algumas entidades restringem a utilização deste género de serviços em certas nações em nome da protecção, segurança ou até mesmo da índole política (vários territórios árabes e asiáticos integram a lista dos condicionados).

O funcionamento do Internet Banking pode ainda estar condicionado pelas normais anomalias decorrentes das falhas de ligação, processos de actualização e manutenção das bases de dados e dos sistemas. Contudo, estes casos são pontuais e habitualmente o cliente é notificado logo na página inicial de que tal está/irá suceder, ficando imediatamente informado da situação.

Protecção de dados pessoais

Um dos aspectos que mais retrai os clientes de utilizarem as plataformas e-banking deriva da preocupação da suposta maior facilidade de serem vítimas de fraude, seja ela o roubo das suas informações bancárias ou inclusive dos fundos disponíveis. No entanto, as entidades do sector têm imprimido um enorme esforço no sentido de prevenir a ocorrência de tais crimes, criando, por exemplo, mecanismos de autenticação dinâmicos, cartões-matriz e elevando a encriptação interna das bases de dados e dos próprios sistemas que gerem os serviços online. O objectivo é zelar por uma navegação segura do cliente, impedindo a intercepção de elementos que mais tarde possam ser usados indevidamente em prejuízo daquele.

Demora de abertura e resolução problemas

O aspecto eventualmente menos compreensível do Internet Banking é a prolonga espera desde o momento em que se requer a sua activação até poder ser realizada a primeira operação com sucesso. Apesar de no último ano este processo se ter tornado mais célere mantém-se um tanto ou quanto demorado, o que naturalmente contraria a natureza da sua própria génese. Situação idêntica afecta a resolução de problemas relacionados com o netBanking. Caso se registe alguma anomalia é necessário contactar o atendimento especializado que se dedica em exclusivo à plataforma online, o que nem sempre leva a solucionar a questão em tempo útil sendo, portanto, uma lacuna a corrigir para benefício do serviço, já que é notoriamente a mais simples de resolver.

Agora que teve oportunidade de conhecer as principais vantagens e desvantagens do Internet Banking retire as suas próprias conclusões, e faça uma correcta utilização, deste meio facilitador da da vida financeira de todos nós

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