Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Missão do Banco Central Europeu

Banco Central EuropeuNascido de um conjunto de acordos extranacionais, o Banco Central Europeu (BCE) é a instituição responsável pela moeda única, cabendo às suas acções a obrigação de zelar pelos interesses dos cidadãos da zona euro, no sentido em que é principal missão do BCE preservar o poder de compra da moeda única.

Integrado no sistema bancário a 1 de Junho de 1998, o BCE administra independentemente o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), procurando garantir o funcionamento ideal da União Económica e Monetária (UEM), sem que opere sob o controlo de qualquer entidade europeia, beneficiando de personalidade jurídica própria e autonomia face àquelas.

Missão do Banco Central Europeu

A sua missão de assegurar a estabilidade de valor do euro, e por consequência o equilíbrio dos preços na zona da moeda única, pode ser realizada com recurso a uma série de ferramentas de que dispõe, nomeadamente as relacionadas com a emissão de moedas, notas e a administração das divisas em reserva e em circulação.

Uma das funções vitais do Banco Central Europeu, que contribui de forma determinante para a sua missão principal, consiste em estabelecer elos de ligação e colaborar com as autoridades do sector monetário de cada um dos territórios adoptantes do euro, auxiliando dessa forma as respectivas entidades das nações no seu papel de supervisão bancária local.

A salvaguarda do valor do euro é, assim, responsabilidade de uma acção conjunta do BCE e bancos centrais nacionais, elementos integrantes do denominado Eurosistema, núcleo duro que engloba as instituições bancárias centrais da eurozona. É desta cooperação, ainda que com a boa parte do dever a caber àquele primeiro, que saem as decisões para acautelar a excessiva flutuação do valor do euro e os consequentes resultados que tal causaria no poder de compra e preços dos Estados da moeda única.

Decorre ainda da missão do Banco Central Europeu a função de assegurar o funcionamento adequado dos sistemas de pagamentos que processam grandes montantes (TARGET), dado ser o BCE a instituição central da política sectorial da União Económica Monetária, logo, a que em melhores condições se encontra de executar essa tarefa.

Website do Banco Central Europeu

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue bancario.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.