Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Taxa de juro EONIA

O mundo da economia e das finanças é bem mais complexo do que se pensa e muitas das suas facetas não são propriamente conhecidas pelo comum dos cidadãos. No entanto, os curiosos e interessados por estes domínios terão eventualmente uma noção alargada do funcionamento de certos mecanismos e estarão familiarizados com expressões menos usuais como EONIA, termo sob o qual nos debruçamos no corrente artigo.

O que é a taxa de juro EONIA

Acrónimo vulgarmente utilizado para designar Euro Overnight Index Average, a EONIA é na prática o indicador correspondente ao valor do dinheiro em empréstimos de curtíssimo prazo ou reembolsos diários. É a taxa referência de mercado das operações overnight (nocturnas), exclusivamente encetadas no mercado interbancário da moeda única.

Actualmente a Eonia e a Euribor são os dois principais indexantes dos mercados financeiro e bancário da zona euro, sendo ambas fundamentais para o estabelecimento de valores médios nas suas respectivas aplicações. Quer isto dizer que influenciam de forma directa o preço de venda de fundos sem garantia, determinando assim em grande parte a necessidade ou ausência de posteriormente as instituições que recebem as verbas reflectirem esses custos no montante final cobrado aos seus clientes.

Como é definida a EONIA

À semelhança da Euribor, a Eonia é calculada pelo Banco Central Europeu (BCE) tendo em conta os valores médios das transacções interbancárias do painel de 44 instituições – apenas a Caixa Geral de Depósitos (CGD) representa Portugal neste particular – que serve de indicador preferencial para aquele regulador europeu efectuar esta tarefa. Após avaliados os parâmetros, a Eonia é convertida em percentagem arredondada a três casas decimais, sendo divulgada pela agência Reuters através do serviço Thomson Reuters.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue bancario.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.