Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Tipos de depósitos bancários

Um depósito bancário é o acto de entrega de fundos de um depositante a um depositário. Onde depositante são as pessoas ou as empresas e as entidades depositárias são bancos (instituições de crédito) podem recolher estes capitais através da autorização do Banco de Portugal. Depósito é a acção da entrega dos valores ou numerário. A conta de depósito é onde ficam registados esses valores a crédito.

O depositante ao efectuar um depósito fica com o direito sobre esse dinheiro, já que fica credor do entidade receptora. Depositar é creditar a conta, assim fica com o direito de receber do banco a quantidade entregue.

Depósitos à Ordem DO

Na abertura de uma conta bancária pressupõe a criação de um depósito à ordem. Esta possibilita o acesso à oferta bancária generalizada.  Os depósitos à ordem possibilitam a movimentação dos capitais depositados em qualquer altura, através dos meios de movimentação de conta a que o cliente aderir.

Depósitos a Prazo DP

Os deposítos a prazo são depósitos que visam a criação de poupança, sendo um produto de risco reduzido. São os depósitos a prazo que permitem um rendimento através de juros pela cedência dos fundos por determinado periodo ao banco. Estes pressupõem a imobilização do capital, renuncia à liquidez.  desmobilização deste tipo de depósito pressupõe normamlmente uma penalização sobre os juros que pode ser parcial ou total, conforme o estabelecido.

A diferença para o depósito à ordem está essencialmente nas taxas de juro que são oferecidas na constituição da poupança. Antigamente o títular de uma depósito a prazo recebia um título  representativo do valor depositado,não transacionavel , à qual se dava o nome de promissória.

Depósitos a prazo temáticos

Existem ainda depósitos que por possuirem ou terem possuido algumas caracteristicas especiais podem aqui ser enunciadas, contudo fazem parte, contudo não deixam de fazer parte da classificação de depósitos a prazo.

  • Conta Poupança Reformado – Oferece benefícios ficais aos reformados
  • Conta Poupança Emigrante – Oferece benefícios fiscais a emigrantes
  • Conta Poupança Condomínio – Obrigatória por lei.

Os depósitos bancários podem ter 2 tipos de remuneração associadas,  uma fixa e pré-estabelecida no momento da constituição da poupança e outra de forma variável onde o rendimento do capital está dependente da evolução da taxa de juro de referência. Os depósitos bancários constituem uma das formas de confiar os suas poupanças a uma entidade que zele pelas mesmas e as faça crescer, estão na génese do negócio bancário.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue bancario.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.